A Ferbasa mobilizou 182 estudantes de 11 escolas públicas estaduais baianas no concurso Projetando o Futuro, que desafiou os participantes a desenvolver soluções para a gestão de resíduos sólidos. A iniciativa, realizada ao longo de três meses, envolveu alunos dos municípios de Andorinha, Campo Formoso, Catu, Maracás, Planaltino e Pojuca, organizados em 60 equipes. Ao todo, 12 equipes foram premiadas.
O tema e a relevância:
Com o tema Soluções Inteligentes para a Gestão de Resíduos Sólidos, o concurso abordou um problema ambiental crítico no Brasil, onde cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados anualmente, mas apenas 4% são reciclados, segundo a Abrelpe. Cada brasileiro produz, em média, 343 quilos de lixo por ano.
A grande vencedora:
A equipe Eco Futuro, do Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro Menezes, de Campo Formoso, foi a campeã de 2024. Composta pelas estudantes Adrielly da Silva Santos (18), Ana Leila de Souza dos Santos (16) e Liliane Pereira da Silva (16), sob orientação da professora Joselita dos Santos Batista, o grupo apresentou o projeto (Re)aproveitamento de resíduos sólidos das casas de farinha.
A proposta visa transformar resíduos, como casca de mandioca e manipoeira, em adubo e biofertilizantes, reduzindo impactos ambientais e promovendo a geração de renda na comunidade. Como prêmio, a equipe receberá R$ 5 mil e suporte técnico da Ferbasa para implementar a ideia.
Sobre o concurso:
O Projetando o Futuro integra as ações de responsabilidade social da Ferbasa, promovendo educação e sustentabilidade. A competição começou com a Maratona Ambiental, que incluiu uma oficina de projetos e palestras sobre meio ambiente. Na etapa final, as equipes apresentaram seus pitches, avaliados por critérios como relevância, criatividade, viabilidade e planejamento.
De acordo com Carolina Carvalho, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Ferbasa, “o concurso convida os jovens a atuarem como agentes de mudança, incentivando ideias inovadoras para problemas urgentes.”
Vencedores por município:
Andorinha
1º Lugar: TECN-FAJ
2º Lugar: Reciclar
Campo Formoso
1º Lugar: Eco Futuro (Grande Vencedora)
2º Lugar: Os Renovadores
Catu
1º Lugar: Natureza Viva
2º Lugar: Consciência Limpa
Maracás
1º Lugar: Sustentare
2º Lugar: Planeta Futuro
Planaltino
1º Lugar: Mandacaru
2º Lugar: Rede Ecológica
Pojuca
1º Lugar: Eco Future
2º Lugar: Eco Girls