No início do ano letivo de 2024, a comunidade escolar das fazendas Sítio do Domingo, Riacho Seco e Salgado, em Andorinha, enfrentou desafios pela falta de transporte escolar. No primeiro dia de aula, muitos pais e alunos não puderam ir à escola, pois os ônibus não circularam nessas regiões, segundo denúncias ao portal Andorinha News.
As preocupações dos pais se intensificam não apenas pela falta de transporte, mas também pela condição precária de alguns veículos utilizados, destacando problemas mecânicos, deficiências nos sistemas de freios e riscos de acidentes. Uma denunciante, que optou por não se identificar, expressou sua frustração ao relatar as dificuldades enfrentadas no ano anterior para garantir um transporte seguro para os alunos. "Esse carro que faz a linha da Cachoeira, Melancia, Lage do Velho, Isaura, o do Amilton, já foi denunciado várias vezes. Já tivemos reuniões com os responsáveis pelo transporte e com dona Lurdineia, e eles prometeram resolver, mas até hoje nada. A situação continua a mesma merd*", desabafou.
O portal Andorinha News contatou a assessoria da Secretaria de Educação, que declarou:
"Em resposta, o responsável pelo setor informou que o ônibus de Riacho Seco, que realiza o trajeto a partir de Caraibinha, não pôde passar pelo rio devido às condições climáticas adversas. No entanto, caso não haja chuvas, está previsto que o ônibus opere normalmente amanhã. Os ônibus que atendem as rotas de Salgado e Sítio do Domingo são de propriedade da cooperativa. No caso de Salgado, o proprietário do veículo comunicou no domingo à noite que não haveria operação na segunda-feira. Por não ter dado aviso prévio, a cooperativa não conseguiu providenciar uma substituição a tempo para o serviço do dia. Entretanto, estão em busca de uma solução alternativa e garantem que a situação será regularizada até amanhã.
Quanto ao ônibus de Sítio do Domingo, houve um problema com o motor, mas está sendo solucionado. Ressaltamos que a situação está em processo de resolução e em breve as rotas voltarão à normalidade."
🔹 Fonte: Portal Andorinha News
(Reprodução Imagem Google)